Klem Coffee

FAZENDAS KLEM

 
As Fazendas Klem estão localizadas no município de Luisburgo/MG, na região Matas de Minas, com altitude de 900 – 1250 metros. As Fazendas fazem parte de um ciclo montanhoso da Mata Atlântica, uma região que a economia gira entorno ao café principalmente nela tem uma ótima combinação de clima, altitude, solos e boas reservas naturais que fazem de um lugar agradável para nosso ecossistema. 
Os cafés das Fazendas Klem são 100% orgânicos e cumprimos com critérios sociais, econômicos, ambientais e de alto padrão de qualidade a nível internacional, que a cada ano aprimoramos para estar em uma melhoria continua, como nossa missão é: “Produzindo Cafés de Excelência”, além disso, temos uma excelente combinação de policultura entre café, abacate e banana que fazem de nossas lavouras uma mata natural onde todo nosso ecossistema convive. 
Nossa safra de café começa normalmente no mês de junho, porque nossas lavouras se encontram em uma região alta de montanha o que permite que o café se amadureça lentamente concentrando maiores açúcares e uma infinita sensação de sabores única de nosso paladar. 

FAZENDAS KLEM: CAFÉ ORGÂNICO, ESPECIAL E FAMILIAR 
 
Nas Fazendas Klem, o café é um assunto de família. Seja na agricultura familiar que é base do grupo, na decisão de empreender entre o pai e os quatro filhos ou apenas no momento gosto so de sentar ao redor da mesa. Ao longo dos últimos seis anos, a família Klem mudou a forma de fazer café nas propriedades localizadas na zona rural de Luisburgo, nas Matas de Minas. Hoje, seus grãos ganharam o mundo com um diferencial significativo: eles produzem cafés de excelência 100% orgânicos. 
 
As Fazendas Klem estão localizadas no município de Luisburgo com altitude de 900 – 1250 metros, com uma ótima combinação de clima, altitude, solos e boas reservas naturais. 
 
A safra de café começa normalmente no mês de Junho, o que permite que o café se amadureça lentamente concentrando maiores açúcares e uma infinita sensação de sabores única de nosso paladar. 


 
ORIGENS 
 
O patriarca da família é o produtor Nagipe Viana Klem. Com 83 anos atualmente, ele iniciou sua trajetória com o café, nos meados dos anos 50. Inicialmente com uma propriedade na região conhecida como “Pedra Dourada”. Hoje, são onze fazendas na zona rural de Luisburgo. 
 
Nagipe Viana é um homem empreendedor e inovador. Sempre à frente de seu tempo. Já tinha preocupação com as questões ambientais, mesmo quando isso ainda não era tema relevante. 
 
Ao longo dos anos, ele foi passando conhecimento para os filhos e, a partir de 2010, quando César, Márcio, Sérgio e Cláudio assumiram a produção do café souberam aprimorar tudo o que tinham feito. 
 
Os filhos de Nagipe Viana souberam aliar o conhecimento em fazer cafés especiais, herdado do pai, e aprimoraram a produção, trouxeram novas tecnologias. 
 
O produtor César Klem conta que o "pai sempre gostou das coisas muito bem feitas. Ele sempre fez cafés muitos bons. No entanto, quando ia vender, não encontrava compradores que valorizavam essa qualidade que tinha. Foi assim que começou a procurar outras alternativas para vender. Meu pai começou a levar o café para Varginha (Sul de Minas) e Santos (São Paulo). A partir daí, começou a ter preços diferenciados pela qualidade do café", relembra. 
 
A partir de 2010, quando os filhos assumiram a direção da propriedade, eles começaram a participar de feiras e perceberam que havia um universo muito maior para os cafés especiais. Fizeram investimentos em despolpadores, novos terreiros, mais secadores, estufa com cama africana e começaram a participar de concursos. "Isso foi dando retorno com o reconhecimento do nosso café pela sua qualidade. O mercado percebeu que tínhamos um café de qualidade diferenciada, por conta da altitude, dos tratos, das variedades, do clima que temos. Fui para 

 
Rua Francisco de Assis 32- Centro.  CEP: 36.923-000. Luisburgo, Minas Gerais- Brazil. Tel: +55 (33) 3378-7022 exportacao@fazendasklem.com.brwww.fazendasklem.com.br  Fazendas Klem Ltda. – CNPJ:  21.610.272/0001-83  
outras cidades, fiz cursos e começamos a entender mais a questão dos cafés especiais. Começamos a acessar os mercados que também não conhecíamos", conta César Klem. 


 
ORGÂNICO E ESPECIAL 
 
Os cafés das Fazendas Klem hoje são 100% orgânicos e cumprem com critérios sociais, econômicos, ambientais e de alto padrão de qualidade a nível internacional. 
 
César Klem conta que, a partir de 2010, decidiram começar a transição do café convencional para o orgânico. Esse processo leva cinco anos. "Em 2016, conseguimos ser certificados como café orgânico no Brasil, Estados Unidos, Europa e vamos, ainda neste ano, certificar no Japão também. Hoje podemos comemorar. Não fazemos simplesmente um café orgânico. Chegamos ao padrão de um café orgânico e especial". 
 
Para as fazendas foi um marco. O café especial orgânico é encontrado em pouquíssimas fazendas pelo mundo que conseguem alinhar as duas práticas. 
 
Além do café, a família Klem criou uma excelente combinação de policultura com o cultivo de abacate e banana que fazem de suas lavouras uma mata natural onde todo o ecossistema convive. "Meu pai sempre teve uma preocupação muito grande com a questão da preservação. Seguindo esse projeto, estamos concluindo o processo para transformar a propriedade da Pedra Dourada numa RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), sempre com essa vontade de preservar aquele santuário natural". 
 
As fazendas na realidade se tornaram uma extensão da Família Klem. César conta que não têm empregados. "Aqui na fazenda temos parceiros. São 45 famílias-parceiras. Cada família tem uma gleba de lavoura que ela cuida e tem uma participação na produção daquela área que é responsável. Apesar de termos uma área grande, o nosso sistema de produção é familiar. Eles são parceiros na qualidade que alcançamos. Eles abraçaram o mesmo ideal plantado pelo nosso pai". 


 
RECONHECIMENTO 
 
O trabalho das Fazendas Klem colhe também resultados. Eles receberam as certificações USDA Orgânico por IBD, Selo Orgânico Europeo, Orgânico Brasil, UTZ,  Rainforest Alliance Certified e Starbucks C.A.F.E. Practices. 
 
Em 2014, conquistaram o 10º lugar The best Coffee of The Year Brazil. No ano seguinte, 5º lugar Melhor café organizado pela Nestlé Brasil e 7º lugar na VII Prova de Cafés Certificados – Imaflora Rainforest (em 2015 e 2016). 
 
Foram finalistas no premio “25º Premio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso”e do premio “Fazenda Sustentável” organizado por Globo Rural 2016. 
 
Desde o início dessa nova fase, foi uma grande preocupação registrar uma marca e começar a trabalhar essa identificação do produto. Hoje, o café das Fazendas Klem é reconhecido mundialmente.  "Temos orgulho das nossas origens, da nossa família, do nosso café e queremos sempre levar esse café especial para todas as mesas", conclui. 

 
Certificados: 
 USDA Organic Certified by IMO BRASIL.

 European Organic labeling (CE) n°834/2007 by CERES – BR-BIO-140.  

 Orgânico Brasil certified by IMO BRASIL.

 UTZ Certified.  Rainforest Alliance Certified™. 

 

Membro: 
 BSCA (Brazilian Specialty Coffee of Association).

 ACOB (Brazil’s Association of Organic Coffees). 

 ACE (Alliance for Coffee Excellence). 

 

Prêmios: 
 10º lugar The best Coffee of The Year Brazil, Safra 2014.

 5º lugar Melhor café organizado pela Nestlé Brasil. Safra 2015.

 7º lugar na VII Prova de Cafés Certificados 2015 – Imaflora Rainforest Alliance Certified™. Score 86,33 SCAA. Safra 2015. 

Social Media:  
 Website: http://fazendasklem.com  

 Facebook: https://www.facebook.com/fazendasklem  

 Instragram: https://www.instagram.com/fazendasklem/

 Video:  

o https://www.youtube.com/watch?v=DQM5i7m1WsI 

o https://www.youtube.com/watch?v=PSgChtqnI3M&t=2s  

o https://www.youtube.com/watch?v=sFHTLGZgCNA&t=17s